primeiro de julho

Há alguns dias do ano em que algumas músicas fazem mais sentido.

Passei os finais de tarde da minha adolescência caminhando na pracinha perto de casa, depois da escola e do trabalho na vidraçaria da família, ouvindo música num walkman amarelo de pilha que teria algum fim obscuro.

Aos quinze anos, ganhei de aniversário um discman, que talvez tenha sido um dos meus presentes mais importantes daquela época. Altamente revolucionário, permitia escolher quais CDs eu levaria para ouvir ao longo do caminho até o litoral, facilitando o isolamento de todo o contexto familiar que estar dentro de um carro, sendo adolescente, envolvia. A única tarefa árdua era gerenciar quantas pilhas seriam necessárias para uma viagem de ida e volta até a praia.

Comecei ouvir Cássia Eller depois de “Com você meu mundo ficaria completo” (1999) e, com muito custo, consegui o “Acústico MTV” (2001), que seria seu último registro musical. E foi neste discman que eu me emocionei com muitos versos deste disco.

No auge da minha simpatia pelo rock brasileiro, por volta das 18h no calor de um fim de dezembro no sul da América do Sul, ao caminhar na praça com meu walkman amarelo, estarrecida soube pela rádio que minha nova musa falecera. Lembro de ter ouvido a notícia e parado de caminhar de súbito para ter certeza do que tinha ouvido.

E eis que há quase quinze anos ouço “Primeiro de julho” com o mesmo carinho e impacto de antes. Fica de presente para os estimados leitores esta mídia virtual.

E para os que ainda não conhecem, o novo documentário que saiu sobre ela:

Deixe uma Resposta

